Duas idosas jogando juntas para auxiliar no desenvolvimento psicomotor.

Desenvolvimento psicomotor: veja como estimular

É muito comum falarmos de desenvolvimento psicomotor na infância. Afinal, as crianças estão em evolução constante e precisam atingir determinados marcos. Mas você sabia que esse assunto também é relevante para os adultos?

Aliás, essa é uma forma de melhorar a qualidade de vida, pois permite aprimorar as habilidades. Sem contar que a psicomotricidade é capaz de reduzir a quantidade de mudanças comportamentais e psíquicas, e a lentidão cognitiva e motora.

Assim, fica claro que é fundamental entender mais sobre o desenvolvimento psicomotor. Então, que tal discutir esse assunto e ver como estimulá-lo no seu dia a dia? Acompanhe!

O que é desenvolvimento psicomotor?

O desenvolvimento psicomotor é um processo contínuo de amadurecimento do sistema nervoso. Ele abrange a motricidade, a comunicação, a cognição, a inteligência, a sociabilidade, a afetividade e toda a aprendizagem da criança.

Por isso, engana-se quem pensa que esse conceito tem relação apenas com a capacidade de andar, pular e saltar, por exemplo. Ela também tem a ver com a expressão da felicidade (emoção), o ato da criança seguir até seus pais (cognição) etc.

Na idade adulta, a psicomotricidade continua sendo válida e tem um papel importante. Nessa fase da vida, a relação entre os aspectos motores, psicológicos e sociais é ainda mais relevante.

Isso porque o desequilíbrio em algum desses aspectos interfere na nossa saúde física, mental e social. Portanto, é necessário trabalhar o desenvolvimento psicomotor para melhorar o bem-estar em todas as idades.

Inclusive, conforme envelhecemos, torna-se necessário fazer ajustes para a adaptação das mudanças funcionais e corporais. Dessa forma, é possível aumentar a longevidade enquanto se tem qualidade de vida.

Agora que sabemos o que é desenvolvimento psicomotor, continue lendo para entender sua importância!

Qual a importância de estimular o desenvolvimento psicomotor?

A importância de estimular o desenvolvimento psicomotor é ter domínio sobre seus movimentos, corpo, decisões e aspectos cognitivos e emocionais. Assim, mesmo com as mudanças que ocorrem ao longo da vida, é possível evitar desequilíbrios e desenvolver habilidades.

Ou seja, o objetivo do desenvolvimento psicomotor na infância é garantir a plena evolução da criança. Desse modo, ela vai dominar os movimentos, o seu corpo, as suas emoções e mais. Portanto, haverá a formação de um indivíduo completo.

Por sua vez, na idade adulta, desenvolver a parte psicomotora ajuda a reduzir perdas. Isso porque é normal haver dificuldades nas capacidades cognitivas, motoras, emocionais, sociais e afetivas.

Por exemplo, um idoso perde massa magra e seus ossos já não são tão fortes. Ao trabalhar esse aspecto, é possível fortalecer a musculatura, aperfeiçoar o equilíbrio, diminuir as dores etc.

Em outras palavras, essa é uma forma de encontrar alternativas para as limitações que surgem com o tempo. Além disso, também ajuda a preservar as capacidades obtidas ao longo da vida e até as potencializar.

Benefícios do desenvolvimento psicomotor

  1. Você melhora o seu autoconhecimento corporal;
  2. O seu bem-estar emocional melhora, o que contribui para a saúde mental;
  3. A qualidade de vida aumenta;
  4. A autonomia é preservada;
  5. A parte cognitiva é estimulada, sendo trabalhada a atenção, o raciocínio e a memória;
  6. Fica mais fácil trabalhar a socialização, por exemplo, com os exercícios em grupo.

Dito isso, agora veremos as fases do desenvolvimento psicomotor, um processo tão relevante para o bem-estar humano.

Quais são os enfoques psicomotores?

Respiração

Cacilda Velasco, pedagoga e psicomotricista, destaca que a respiração é a base de todo movimento humano. Portanto, trabalhar a respiração de forma adequada é fundamental para promover um desenvolvimento motor saudável.

Coordenação motora global

A coordenação motora global é a área do desenvolvimento psicomotor que controla o domínio sobre o corpo e a musculatura ampla. Dessa forma, é possível fazer movimentos mais complexos, como correr, pular, dançar etc.

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina se refere ao controle de músculos pequenos, como o movimento da face ou das mãos. Assim, algumas atividades estimulantes são escrever (segurar o lápis), recortar, desenhar e amarrar cadarços.

Lateralidade

A lateralidade tem relação com a percepção de interno externo e a consciência corporal, isto é, que existem dois lados. Por isso, ela melhora a coordenação motora. Algumas atividades que trabalham esse aspecto são aquelas relativas ao equilíbrio, como o pular em um só pé.

Organização espacial-temporal

A organização espacial-temporal é aquela relacionada à percepção do tempo e do mundo externo. A partir dessa área do desenvolvimento psicomotor, consegue-se entender as diferenças entre lento e rápido, e passado, presente e futuro. 

Além disso, passa pela consciência do corpo no ambiente. Assim, algumas atividades são: amarelinha, cirandas, boliche e mais.

Esquema corporal

O esquema corporal passa pela consciência do corpo e de suas partes. Portanto, tem a ver com a imagem corporal, as experiências vivenciadas com o meio e a construção de relações afetivas.

Agora que já conhecemos todos os detalhes sobre o desenvolvimento psicomotor, vamos entender como se estimula o mesmo!

Como estimular o desenvolvimento psicomotor na idade adulta?

  1. Exercícios de respiração consciente;
  2. Prática de atividades físicas que envolvam coordenação motora;
  3. Exploração de técnicas de relaxamento, como meditação e yoga;
  4. Participação em atividades artísticas que estimulem a expressão corporal;
  5. Trabalho de consciência corporal por meio de exercícios de propriocepção;
  6. Integração de atividades que promovam a interação social e a comunicação não verbal;
  7. Estímulo à criatividade por meio de desafios cognitivos e motores.

Para estimular o desenvolvimento psicomotor, o ideal é que os exercícios físicos sejam realizados de modo estruturado. Por isso, é fundamental contar com um instituto de saúde, como o Acqua Fitt, que tem uma equipe multiprofissional para você cuidar do seu corpo e da sua mente.

Assim, você poderá fazer várias atividades, como treino funcional, spinning, Autêntico Pilates, corrida de rua, hidroginástica e mais. Além disso, poderá contar com psicólogo, nutricionista e outros profissionais que permitirão cuidar da sua saúde de maneira integral.

Afinal, o desenvolvimento psicomotor é abrangente e requer uma abordagem holística. Quando essa prática é aplicada, a criança cresce de maneira mais funcional, enquanto o adulto e o idoso conseguem manter sua vitalidade.E você, quer aprimorar a sua parte psicomotora? Conheça as modalidades do Instituto Acqua Fitt e tenha uma vida mais saudável!

Em resumo

O que são habilidades psicomotoras?

Habilidades psicomotoras são as atividades relacionadas ao processo de amadurecimento do sistema nervoso. 

Elas envolvem equilíbrio, lateralidade, tonicidade, imagem corporal, organização espaço-temporal, coordenação motora global e fina etc. Por isso, têm relação com o corpo todo e o desenvolvimento do indivíduo.

Quais são as etapas do desenvolvimento psicomotor?

1. Estágio sensório-motor;
2. Estágio pré-operatório;
3. Estágio operatório-concreto;
4. Estágio lógico-formal.

Quais são as principais habilidades motoras?

As principais habilidades motoras são as de estabilidade (equilibrar-se sobre uma perna, por exemplo), locomoção (rolar, saltar e correr) e manipulação (pegar, arremessar e chutar).

Como estimular o desenvolvimento psicomotor na idade adulta?

1. Exercícios de respiração consciente;
2. Prática de atividades físicas que envolvam coordenação motora;
3. Exploração de técnicas de relaxamento, como meditação e yoga;
4. Participação em atividades artísticas que estimulem a expressão corporal;
5. Trabalho de consciência corporal por meio de exercícios de propriocepção;
6. Integração de atividades que promovam a interação social e a comunicação não verbal;
7. Estímulo à criatividade por meio de desafios cognitivos e motores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Assine nossa Newsletter

Posts Recentes