Como você movimenta seu corpo? Algumas pessoas preferem a musculação, outras optam pela natação. Ainda há quem goste de corrida ou caminhada. De todo modo, uma coisa é certa: o exercício em grupo é um grande motivador para começar a ter uma vida mais saudável.
Isso porque a atividade física faz bem para o corpo, a mente e a alma. Porém, sair do sedentarismo nem sempre é fácil. Além disso, a rotina corrida também pode levar à falta da prática de exercícios. Nesse sentido, estar em grupo é motivador.
Quais exercícios em grupo podem ser feitos e quais são seus benefícios? Neste post, vamos responder essa pergunta e apresentar as principais informações sobre o assunto!
Por que treinar em grupo?
O exercício em grupo é uma forma de melhorar a saúde física, mental e social. Isso porque a prática oferece uma série de benefícios que vão além do condicionamento do corpo, como fortalecer o senso de comunidade e pertencimento e melhorar as habilidades socialização.
De acordo com a pesquisa “Effects of Group Fitness Classes on Stress and Quality of Life of Medical Students” da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade de Nova Inglaterra (UNECOM), a participação em treinos em grupo é fundamental para aprimorar a qualidade de vida.
O estudo dividiu os participantes em três grupos. O primeiro realizou exercícios em grupo, o segundo optou por treinos solitários ou com até outras duas pessoas, enquanto o terceiro realizou as atividades de forma isolada.
Os resultados foram surpreendentes: embora todos os grupos tenham experimentado melhorias na qualidade de vida, apenas aqueles que se exercitaram coletivamente obtiveram benefícios significativos para a saúde mental, física e emocional.
Qual o papel dos exercícios em grupo na promoção da saúde?
O papel dos exercícios em grupo na promoção da saúde é oferecer melhorias em todas as esferas da vida. Assim, a prática impacta positivamente tanto a condição física, quanto mental e social. Além disso, o método promove a motivação e o comprometimento com hábitos saudáveis.
Isso porque os treinos coletivos estimulam a produção de serotonina e endorfina. Tudo isso ajuda a ter mais qualidade de vida, além de reduzir a incidência de doenças crônico-degenerativas, aumentar a massa magra e preservar a massa óssea.
Quais exercícios podem ser praticados em grupo?
- Natação.
- Hidroginástica.
- Treino funcional.
- Corrida/caminhada.
- Spinning.
- Acqua movement.
- Zumba.
- Pilates.
- Alongamento.
- Hidroterapia.
- Artes marciais, como judô, karatê e jiu-jitsu.
Quais são as vantagens dos exercícios em grupo?
Confira, agora, os principais benefícios dos exercícios em grupo:
Aumenta a motivação e o comprometimento
A participação conjunta estimula os participantes, e caso falte, alguém estará lá para incentivá-lo. Isso contribui para estabelecer uma rotina equilibrada, tornando mais acessível a prática de exercícios, especialmente para iniciantes em busca de manter a saúde do corpo.
Ajuda a diminuir as dores
É normal sentir dores ao fazer exercícios físicos em grupo ou sozinho. No entanto, a pesquisa “The effect of behavioral synchrony in groups of teammates and strangers” publicada na Revista Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, revelou que os treinos em grupos ajudam a tolerar o desconforto e ter um desempenho melhor.
Aprimora as habilidades sociais
A dinâmica dos exercícios em grupo é única, destacando-se pela interação entre os participantes. Nesse contexto, você não apenas se exercita, mas também estabelece novas conexões, faz amizades e aprimora seu convívio social.
Promove uma competição saudável
É comum que as pessoas entrem em uma dinâmica competitiva, mesmo na ausência de rivalidade. Essa competição saudável é benéfica, pois impulsiona esforços adicionais, incentivando a bater metas.
Cria conexões
Ao fazer exercícios em grupo, todos se divertem. Por mais que esteja cansado, é normal um brincar com o outro, saírem juntos após a aula e mais. Aos poucos, estabelece-se uma amizade relevante, que gera boas conversas. Ao mesmo tempo, consegue-se fazer outros passeios, diminuindo a tensão e as dificuldades da atividade física e até da rotina diária.
Como começar um exercício em grupo?
Para começar um exercício em grupo, siga os passos abaixo:
1. Crie uma rotina
Estabeleça a meta de se exercitar durante a semana e inclua esse compromisso na sua agenda. Reserve um horário específico e organize sua rotina em torno desse compromisso para obter resultados mais expressivos.
2. Seja responsável
Compareça nas aulas, mesmo que esteja sem vontade. Lembre-se dos benefícios dos exercícios em grupo, como a socialização. Dessa forma, você consegue ter um nível de comprometimento maior.
3. Mantenha o ritmo
Ao treinar individualmente, é comum experimentar dias com desempenho variável, onde você pode ajustar o ritmo conforme necessário. No entanto, em exercícios coletivos, a sincronia é essencial, demandando uma dedicação constante.
4. Busque se socializar
Mais endorfinas são liberadas no organismo quando você faz exercícios com outras pessoas. Dessa forma, seu humor melhora e isso ajuda no condicionamento físico e no esforço extra para treinar. Como consequência, ainda há um impacto mental bastante positivo.
5. Estabeleça desafios
Por fim, vale a pena criar desafios pessoais, tornando-o uma jornada ainda mais fascinante. Ou, quando feito com parceiros, a experiência se torna mais estimulante, possibilitando a criação de uma competição amigável
Então, o que acha de começar a praticar alguma atividade agora mesmo? Conheça o Instituto Acqua Fitt, veja todas as nossas modalidades coletivas e entenda por que trabalhamos corpo, mente e espírito de uma forma unificada.
Em resumo
O exercício em grupo é uma forma de melhorar a saúde física, mental e social. Isso porque a prática oferece uma série de benefícios que vão além do condicionamento do corpo, como fortalecer o senso de comunidade e pertencimento e melhorar as habilidades socialização.
A atividade física coletiva é uma modalidade em que várias pessoas fazem a mesma aula. Os grupos podem ser pequenos ou grandes, mas sempre há mais de um participante. Desse modo, o exercício é mais interativo e dinâmico, o que traz benefícios ao convívio social.