O que é bem-estar para você? Ter dinheiro? Estar em paz? Sentir-se confortável? Na verdade, esse conceito tem relação com diferentes aspectos da vida, abrangendo as esferas da saúde física, mental e social.
No dicionário, o termo “bem-estar” significa estado de satisfação plena das exigências do corpo e/ou do espírito. Mas na prática, o que isso quer dizer? No dia a dia, o conceito tem relação com a capacidade de suprir as necessidades e gostar da situação atual.
Logo, o bem-estar é mais do que ter saúde ou estar em boas condições físicas. Assim, vale a pena entender esse conceito de forma aprofundada e saber como promovê-lo na sua vida. Acompanhe!
O que é bem-estar?
Bem-estar é um conjunto de ações que levam a uma condição de satisfação física e emocional. Por isso, está relacionado com bons relacionamentos, nutrição e atividade física, além do gerenciamento do estresse.
Assim, as práticas têm como propósito trazer segurança, conforto e tranquilidade em determinados momentos da vida. Afinal, se é uma condição , significa que você pode entrar e sair dele a qualquer momento, dependendo da sua interpretação dos fatos que acontecem.
Assim, você pode se manter pleno, desde que adote hábitos saudáveis no seu dia a dia.
Porém, é importante que você saiba diferenciar o conceito de “bem-estar” com “estar bem”, afinal são termos semelhantes, mas com significados diferentes.
Qual a diferença de bem-estar e estar bem?
A diferença de bem-estar e estar bem é que o primeiro se refere a um estado, enquanto o segundo é uma condição momentânea. Ainda assim, esses termos costumam ser utilizados como sinônimos, porque ambos auxiliam a ter mais qualidade de vida.
Você estar bem consequentemente irá contribuir para o seu bem-estar, pois ambos são fatores complementares em nossas vidas.
E também é preciso entender que ter um, não necessariamente significa ter o outro.
Num encontro com amigos em momento de descontração, você se sentirá bem, mas isso não garante o seu bem-estar. Isso se dá porque trata-se de algo mais amplo, que exige uma compreensão maior de cada indivíduo.
Bem-estar físico, bem-estar mental e bem-estar social: o que são?
Bem-estar físico é a satisfação com o corpo e a ausência de doenças. O bem-estar mental é o equilíbrio emocional, estando bem consigo e com os outros. O bem-estar social é a qualidade de vida de um indivíduo ou sociedade.
A seguir, explicaremos em detalhes os conceitos de saúde física, mental e social:
Bem-estar físico
O bem-estar físico se refere ao corpo humano. Consequentemente, tem a ver com uma alimentação saudável, realização de atividades físicas, disposição, repouso, sono e mais.
Além disso, está relacionado à ausência de doenças e ao bom funcionamento do metabolismo. Isso significa que a pessoa tem vigor físico.
Bem-estar mental
O bem-estar mental tem a ver com a forma como o indivíduo enxerga o mundo. Por isso, engloba a produtividade, a capacidade de raciocínio e concentração, e o equilíbrio emocional.
Assim, esse é o caminho para a saúde mental. Isso porque esse tipo de bem-estar permite que você aceite as situações, lide com as emoções, respeite a si mesmo e aos outros.
Bem-estar social
O bem-estar social aborda as condições socioeconômicas e os relacionamentos. Por isso, é descrito como a qualidade de vida, especialmente de uma sociedade.
Afinal, envolve o acesso a bens e serviços, a riqueza monetária, a inovação, a saúde ambiental, o prazer e o grau de liberdade.
Agora que você entendeu o conceito, vamos trazer sete dicas importantes para te ajudar a promover seu bem-estar.
7 dicas para promoção do bem-estar
1. Hidrate-se bem
Uma vida saudável começa por uma boa hidratação. Por isso, beba o equivalente a 30 ml de água por quilo. Por exemplo, se você pesa 70 kg, terá que consumir 2,1 litros. Isso ajudará a manter o metabolismo em dia, regulará as funções corporais e garantirá o bem-estar físico.
2. Tenha uma alimentação saudável
Para ter uma boa qualidade de vida, é indispensável comer bem. Além de prevenir doenças, a alimentação saudável permite que você alcance a longevidade. Então, isso significa evitar produtos industrializados. Ou seja, descasque mais do que desembale.
3. Faça exercícios físicos
Uma rotina equilibrada inclui práticas de exercícios físicos para ter saúde física e mental. Isso porque essas atividades permitem que você alivie o estresse, conheça pessoas, melhore o seu metabolismo, mantenha um bom nível de massa magra etc.
4. Cuide da sua saúde mental
Os exercícios físicos ajudam a manter a saúde mental em dia. Porém, vale a pena investir em outras atividades complementares, como terapia, religiosidade, momentos de lazer e descanso, passeio com amigos e família etc.
5. Evite os maus hábitos
Elimine os maus hábitos da sua rotina. Por exemplo, tomar bebidas alcoólicas, fumar, ficar horas nas redes sociais, entre outros. Essas práticas fazem mal ao bem-estar físico, mental e social. Por isso, é melhor deixar de lado ou, pelo menos, ter moderação.
6. Tenha uma visão positiva da vida
Se pudéssemos comparar, poderíamos dizer que a vida é uma estrada cheia de curvas, subidas e descidas. É normal enfrentar problemas, mas é importante saber que eles nos fazem crescer e amadurecer.
Portanto, seja otimista. Isso não significa ignorar o que está ruim ou o que precisa ser melhorado, mas enxergar as coisas boas e as oportunidades. Além disso, entender que a beleza está nas pequenas coisas do dia a dia faz toda a diferença.
7. Conte com um auxílio multiprofissional
Quando você começa a focar no seu bem-estar, é interessante contar com uma equipe profissional. Além do seu médico de preferência, é útil participar de um instituto de saúde.
Afinal, esse local vai fornecer psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico para cuidar de todos os âmbitos da sua vida. Dessa forma, você terá um cuidado holístico..
Então, o que acha de mostrar para outras pessoas como alcançar a qualidade de vida e o bem-estar? Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre o que deve ser feito todos os dias.
Em resumo
Bem-estar é um conjunto de ações que levam a uma condição de satisfação física e emocional. Por isso, inclui bons relacionamentos, nutrição e atividade física, além do gerenciamento do estresse.
A importância do bem-estar para a saúde é ter uma rotina mais equilibrada e com mais qualidade de vida. Isso porque você adota hábitos saudáveis e passa a ter mais saúde e plenitude no seu dia a dia. Também interfere em mais disposição e menos risco de doenças.
1. Boa hidratação.
2. Alimentação saudável.
3. Exercícios físicos.
4. Cuidado com a saúde mental.
5. Evitar maus hábitos.
6. Visão positiva da vida.
7. Auxílio multiprofissional.