A capacidade curativa da água é explorada há milhares de anos, sendo praticada desde 500 a.C. pelos gregos antigos. Ao longo dos séculos, essa técnica evoluiu e se consolidou como hidroterapia, ganhando reconhecimento em todo o mundo.
Hoje, com inúmeros benefícios clinicamente comprovados, a modalidade vem contribuindo no tratamento e reabilitação de diversos pacientes. Principalmente em casos de complicações ortopédicas, neurológicas e reumatológicas.
Quer saber mais sobre a hidroterapia e como ela pode promover a sua saúde e bem-estar? Então, continue com a leitura!
O que é hidroterapia?
A hidroterapia ou fisioterapia aquática é um exercício com fins terapêuticos realizado em uma piscina aquecida. A modalidade engloba uma série de movimentos que estimulam a recuperação de lesões, aliviam dores musculares e promovem o bem-estar.
Assim, a técnica é bastante indicada para uma variedade de pacientes, incluindo crianças, pessoas na melhor idade, gestantes, adultos em processo de reabilitação (física, respiratória, neurológica) e indivíduos com condições médicas específicas.
Por isso, o atendimento deve ser realizado por profissionais da fisioterapia especializados na reabilitação em ambiente aquático. A ideia é promover uma manutenção física e elevar a qualidade de vida, acompanhando a evolução clínica de cada aluno.
Para quem é indicado a hidroterapia?
A hidroterapia é indicada para uma ampla gama de pessoas, desde atletas em processo de recuperação até idosos que buscam um exercício seguro e eficaz. Portanto, a modalidade é recomendada para os seguintes casos:
- Reabilitação pós-cirúrgica
- Problemas de postura;
- Disfunções ortopédicos, reumatológicas e neurológicas;
- Lesões nos músculos e articulações;
- Complicações neurológicas;
- Lesão medular;
- Doença de Parkinson;
- Casos de edema;
- Dificuldade respiratória;
- Artrite, artrose e reumatismo;
- Dificuldade de movimentação;
- Problemas cardiorrespiratórios;
- Entre outros casos.
Quais são os benefícios da hidroterapia?
A hidroterapia proporciona uma série de benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. A seguir, selecionamos os principais impactos positivos que a modalidade oferece ao praticante.
Melhora da mobilidade
A água atua como um amortecedor natural, reduzindo os impactos gerados pelos exercícios. Essa característica torna o ambiente aquático extremamente favorável para pessoas com limitações físicas ou lesões, promovendo a melhora da mobilidade e flexibilidade corporal.
Fortalecimento dos músculos
A água cria uma resistência que estimula o fortalecimento dos músculos de maneira suave e segura. Com isso, os exercícios realizados no ambiente aquático não causam impactos às articulações, permitindo trabalhar a musculatura de forma eficaz, sem sobrecarregá-las.
Tratamento de lesões
As propriedades físicas da água e os movimentos terapêuticos da hidroterapia atuam como grandes aliados no tratamento de lesões. A flutuabilidade da água reduz o estresse nas articulações e no sistema musculoesquelético, fazendo que o corpo se mova com mais facilidade durante os exercícios.
Um estudo publicado no “Journal of Sports Sciences” em 2019, investigou os efeitos da hidroterapia no desempenho físico e na recuperação muscular de atletas. Os resultados mostraram que a imersão em água após o exercício promoveu uma recuperação mais rápida e reduziu as dores.
Melhora a circulação sanguínea
A água aquecida estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, promovendo uma melhor circulação sanguínea. Isso resulta em um aumento do fluxo de oxigênio e nutrientes para os tecidos, auxiliando na recuperação de lesões e na redução de inflamações.
Reduz o estresse e ansiedade
O contato com a água tem um efeito terapêutico, proporcionando sensações de calma e tranquilidade que contribuem para a saúde mental. Esse fator somado com as técnicas de hidroterapia, proporciona um relaxamento profundo, reduzindo os sintomas de estresse e ansiedade.
Como é realizada a hidroterapia?
A hidroterapia envolve diversas técnicas que são aplicadas de acordo com as necessidades dos pacientes. Por isso, é essencial que as sessões sejam ministradas por fisioterapeutas credenciados, pois ele avaliará as condições de cada indivíduo.
A seguir explicaremos alguns dos métodos utilizados na hidroterapia:
Halliwick
Trata-se de uma metodologia focada na aprendizagem e na adaptação do paciente no ambiente aquático. O principal objetivo é garantir que o indivíduo sinta-se seguro ao estar imerso na água. Assim, o Halliwick busca promover a melhora do controle cardiorrespiratório e corporal.
Cinesioterapia Aquática
Nessa técnica, a ideia é promover o fortalecimento muscular e o aumento da amplitude corporal do paciente. Para isso, a Cinesioterapia Aquática emprega diversos exercícios adaptados, aproveitando-se dos benefícios da propriedade da água.
Bad Ragaz
Consiste em uma técnica que busca melhorar a coordenação, a força muscular e a estabilidade articular. Durante a sessão de Bad Ragaz, o terapeuta manipula passivamente os membros do paciente enquanto este realiza movimentos específicos na água.
Watsu
A Watsu é uma técnica de terapia aquática que combina elementos de massagem e alongamento. Nessa metodologia, o terapeuta mantém o paciente em flutuação e faz uma série de movimentos rotacionais. O foco está no relaxamento e no alívio de tensões musculares.
Você conhece o Instituto Acqua Fitt?
Somos um Instituto dedicado a promover o bem-estar e a saúde por meio de exercícios físicos. Diferente das academias tradicionais que priorizam somente a questão estética, o nosso foco na promoção da qualidade de vida.
Assim, atendemos suas necessidades de forma direcionada, adequando propostas e métodos para cada um de seus objetivos ou condições. Essa é a nossa especialidade: gerar prazer ao cuidar da sua saúde. Para saber mais sobre as nossas aulas entre em contato.
Em resumo
A hidroterapia ou fisioterapia aquática é um exercício com fins terapêuticos realizado em uma piscina aquecida. A modalidade engloba uma série de movimentos que estimulam a recuperação de lesões, aliviam dores musculares e promovem o bem-estar.
Durante as sessões de hidroterapia, os pacientes ficam imersos em uma piscina aquecida. Dentro da água, eles realizam movimentos orientados por fisioterapeutas para fortalecer os músculos, relaxamentos, diminuir as dores e promover o bem-estar.
A hidroterapia é bastante indicada para uma variedade de pacientes, incluindo crianças, pessoas na melhor idade, gestantes, adultos em processo de reabilitação (física, respiratória, neurológica) e indivíduos com condições médicas específicas.