Comer bem é essencial para longevidade.

Comer bem: como manter uma rotina de alimentação equilibrada?

Alimentar-se é essencial para a nossa sobrevivência. Porém, mais do que isso, é um ato cultural. Portanto, é preciso atentar ao que se consome para evitar problemas de saúde. Isso porque comer bem significa ingerir alimentos saborosos e saudáveis, não apenas ter o que colocar na mesa.

A falta de preocupação com uma alimentação saudável leva a várias enfermidades. Por exemplo, você sabia que 56,8% da população brasileira está com excesso de peso? Ou seja, mais da metade dos brasileiros estão acima do seu peso saudável.

Se você não quer fazer parte dessa estatística ou deseja sair dela, veja como comer bem e ter uma rotina equilibrada. É só continuar lendo!

Qual a importância de comer bem?

A importância de comer bem é ter uma alimentação capaz de nutrir o organismo e prevenir doenças crônicas não transmissíveis. Esse é o caso de enfermidades, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e acidente vascular cerebral (AVC).

Além disso, comer bem é uma forma de melhorar a saúde mental. Isso porque a alimentação equilibrada também contém nutrientes que ajudam a prevenir a ansiedade e a depressão. Ao mesmo tempo, a carência de alguns elementos específicos podem impactar o bem-estar mental, como é o caso do ferro e do iodo.

Portanto, alimentar-se adequadamente é relevante do ponto de vista físico e psicológico. Tudo isso se reverte em mais qualidade de vida.

Quais são os benefícios de comer bem?

Manter uma boa alimentação, proporciona inúmeros benefícios ao organismo, tais como:

  1. Garante uma nutrição adequada ao corpo;
  2. Manutenção da saúde cardiovascular;
  3. Previne doenças crônicas;
  4. Melhora o funcionamento do cérebro;
  5. Fortalece a imunidade;
  6. Aumenta a produtividade diária;
  7. Otimiza o controle de peso;
  8. Melhora a qualidade do sono;
  9. Fortalece os cabelos;
  10. Revigora os ossos.

5 dicas para uma boa alimentação

Confira agora, 5 dicas para você comer bem a longo prazo:

1. Evite alimentos ultraprocessados e processados

As comidas processadas e ultraprocessadas são inimigos da alimentação saudável. Isso porque elas são ricas em calorias vazias (que não trazem benefícios nutricionais), como açúcares e gorduras.

Portanto, comer bem tem tudo a ver com descascar, não desembalar. Na prática, quanto mais você priorizar frutas, verduras, legumes, grãos e carnes, melhor é para o seu organismo. Esse é um dos pilares para uma vida saudável.

2. Faça suas refeições com calma

A rotina corrida, muitas vezes, faz com que consumamos alimentos rápidos, sem saboreá-los. Essa situação leva a uma mastigação incorreta, problemas de digestão e até de absorção de nutrientes.

Uma boa dica é praticar o mindful eating, ou seja, prestar atenção ao que está comendo. Assim, você saboreia o alimento, faz pequenas pausas e mastiga bem. Além disso, aproveite para acabar com as distrações, como TV e celular. Isso ajuda a criar uma relação melhor com a comida.

3. Prefira os alimentos naturais

Os alimentos naturais são aqueles que não foram modificados e nem passaram por processamento industrial. Portanto, eles são mais benéficos à saúde física, mental e social. Isso porque seu organismo recebe mais nutrientes, o cérebro também é beneficiado e você acaba encontrando pessoas com o mesmo estilo de vida.

Normalmente, os alimentos naturais apresentam mais densidade nutricional e menor teor de açúcares, ingredientes artificiais e gorduras trans. Também tendem a ser uma fonte de fibras, especialmente quando são integrais.

4. Leia o rótulo

As embalagens dos alimentos vêm sendo reformuladas para deixar bem claro se eles são saudáveis ou não. Por isso, observe se existe alguma indicação de alto teor de sódio, gorduras e açúcares.

Mais do que isso, aprenda a ler os ingredientes e a tabela nutricional. Em relação ao primeiro ponto, saiba que a ordem dos elementos indica qual deles está em mais quantidade.

Por exemplo, se um pão denominado integral tem como primeiro item a farinha de trigo enriquecida com ferro, saiba que ele não é integral. Afinal, esse ingrediente é o predominante no produto, mesmo que a farinha integral venha em seguida.

5. Busque acompanhamento nutricional

Comer bem é mais do que sentar à mesa e ingerir algo que traga saciedade. Essa prática, significa mudança de hábito. Por isso, o ideal é ter um acompanhamento nutricional. O profissional especializado trará sugestões de refeições e seus substitutos, analisará a sua rotina e ajustará ao que fica melhor.

Enfim, você começará a mudar a sua rotina, a sua alimentação e verá que comer bem é um ato cultural, de saúde e bem-estar. É uma mudança gradual, mas que vale a pena iniciar para melhorar o seu corpo e a sua mente.

Gostou e quer ajudar outras pessoas nesta empreitada? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e mostre por que comer bem é tão importante.

Em resumo

Qual é o significado de comer bem?

O significado de comer bem é ter uma alimentação saudável e equilibrada, que forneça os nutrientes essenciais ao organismo. Dessa forma, você sente mais bem-estar e tem benefícios para o corpo e a mente.

Qual é a importância de comer bem?

A importância de comer bem é proteger-se contra o surgimento de doenças crônicas, como diabetes, câncer e AVC. Além disso, você tem uma alimentação saudável e consegue nutrir o seu organismo da forma adequada, obtendo benefícios na imunidade, na produtividade, na disposição e mais.

O que fazer para comer bem?

1. Evite alimentos ultraprocessados e processados.
2. Faça suas refeições com calma.
3. Prefira os alimentos naturais.
4. Leia o rótulo.
5. Busque acompanhamento nutricional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Assine nossa Newsletter

Posts Recentes