Exercício para mulheres

10 principais benefícios dos exercícios físicos para mulheres

Incorporar a prática de atividades na rotina é essencial para todos, mas os benefícios dos exercícios físicos para mulheres são ainda mais importantes. Para você ter uma ideia, as vantagens vão desde a redução do risco de morte até a atenuação dos sintomas da menopausa.

Além disso, praticar exercícios regularmente previne e combate algumas enfermidades com bastante ocorrência entre as pessoas do sexo feminino, como o câncer de mama e o câncer de cólon. Veja os 10 principais benefícios da atividade física para mulheres.

1. Reduz o risco de morte

batimentos cardíacos

De acordo com um estudo publicado na revista médica Journal of Pharmacology, os exercícios físicos podem reduzir indiretamente o risco relativo de morte em 35% nas mulheres. Isso porque a prática regular previne e combate uma série de doenças e problemas cardiovasculares.

2. Reduz o risco de câncer de mama

câncer de mama

No Brasil, após o câncer de pele, o câncer de mama é o tipo que mais incide em mulheres de todas as regiões. Segundo a previsão do Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se 73.610 casos em 2023.

Por outro lado, um estudo divulgado no evento Breast Cancer Association Consortium revelou que mulheres que fazem exercícios três vezes por semana têm até 38% menos chances de desenvolver o tumor. Ou seja, a atividade física é uma grande aliada na prevenção do câncer de mama.

3. Atenua as dores causadas pela menstruação

tpm

Alguns estudos comprovaram que fazer exercícios físicos regularmente pode ajudar no alívio das dores causadas pela menstruação, também conhecidas como dismenorreia primária. Portanto, sair do sedentarismo é fundamental para elevar a qualidade de vida.

Além disso, a prática estimula a liberação de endorfinas, hormônios responsáveis pelo bem-estar. Essas substâncias amenizam os sintomas da TPM, melhoram as cólicas e a qualidade do sono.

4. Gravidez mais saudável

gravidez

A revista científica British Journal of Sports Medicine criou uma diretriz com todas as vantagens geradas pelos exercícios físicos na fase de gestação. Os benefícios inclusos no documento vão desde prevenção a diabete gestacional até afastar a depressão pós-parto.

5. Ajuda no tratamento de ovários policísticos

colo do útero

Ovários policísticos levam à irregularidade no ciclo menstrual e ocasionam também o desenvolvimento de diabete, obesidade e resistência à insulina.

De acordo com os ginecologistas, o efeito dos exercícios físicos no corpo da mulher retém o avanço da doença que atinge cerca de 10% da população

Portanto, adotar uma rotina de exercícios leves, de ao menos três vezes por semana com duração de meia hora, já é o suficiente para diminuição do peso e na normalização dos ciclos menstruais, combatendo diretamente os sintomas da doença.

6. Alivia os sintomas da menopausa

menopausa

Por volta dos 45 e 55 anos, muitas mulheres sentem os efeitos da menopausa, período em que há diminuição da produção dos hormônios produzidos pelos ovários. Nessa fase, é comum aparecer alguns sintomas como picos de calor, alterações do sono e oscilações do humor. Ao praticar exercícios físicos regularmente é possível diminuir esses incômodos, o que contribui bastante com o bem-estar.

7. Diminui o risco de câncer de colo

útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais ocorre nas mulheres. De acordo com uma pesquisa realizada pelo INCA, estima-se 17.010 novos casos em 2023, representando 13,25 casos a cada 100 mil brasileiras.

Diante desse cenário, o exercício físico para mulheres pode ser um aliado na prevenção e no combate dessa doença. Segundo um artigo publicado no Iranian Journal of Public Health. Os exercícios podem reduzir em até 50% o risco de desenvolver o câncer do colo.

8. Auxilia no tratamento de esclerose múltipla

esclerose múltipla

As mulheres têm pelo menos duas a três vezes mais chances de desenvolver esclerose múltipla — lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo.

Apesar de não ter cura, os exercícios de fortalecimento e alongamento muscular contribuem bastante no tratamento da enfermidade, prevenindo-o da incapacidade física causada pela progressão da doença.

9. Controla a pressão arterial

pressão arterial

Caminhada, ciclismo, natação, entre outras atividades aeróbicas, são excelentes para baixar a pressão arterial. O recomendável é praticar três vezes durante a semana, começando com 30 minutos de exercícios e progredindo gradativamente, se possível com a supervisão de um profissional.

10. Colabora para diminuir os sintomas da depressão

depressão

Um estudo publicado no Primary Care Companion do The Journal of Clinical Psychiatry constatou que mulheres que caminham de 20 a 40 minutos, três vezes por semana durante seis semanas, tiveram uma redução nos sintomas depressivos em comparação ao grupo de mulheres sedentárias. Ou seja, o exercício físico pode ser uma aliada na manutenção da saúde mental.

Vem para o Instituto Acqua Fitt e saia do sedentarismo

Ao contrário das academias tradicionais que priorizam somente o desenvolvimento estético, o Instituto Acqua Fitt visa proporcionar por meio dos exercícios físicos uma qualidade de vida melhor para as pessoas. 

E o melhor de tudo: contamos com uma metodologia própria que estimula o desenvolvimento gradual dos alunos, respeitando sempre o limite de cada pessoa.

Além disso, contamos com um ambiente acolhedor e seguro, para você se sentir à vontade enquanto exercita.

Para saber mais sobre nossas modalidades entre em contato conosco. Ou se preferir, faça uma visita! Será um prazer receber você! Estamos localizados nos seguintes endereços:

Unidade Suzano

R. José Simões, n.º 200, Jardim Vitória, Suzano — SP

(11) 957587632 / (11) 47446366

Unidade Mogi das Cruzes

R. Francisco Martins Feitosa, n.º 591, Lagoa Seca, Mogi das Cruzes — SP

(11) 941682791 / (11) 47277455

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Assine nossa Newsletter

Posts Recentes